segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Viver Rotary...é Transformar Vidas...

Edição do MêsNo Rotary, outubro é o mês que reservamos para nos lembrar da nossa segunda Avenida de Serviços: Serviços Profissionais. Alguns rotarianos a chamam de área de serviços esquecida, mas eu discordo. Na verdade, serviços profissionais é a Avenida por meio da qual servimos com tanta frequência que nem sempre a reconhecemos como serviço.

A Avenida de Serviços Profissionais tem suas raízes no segundo objetivo do Rotary, que incentiva todos os rotarianos a manter altos padrões éticos nas relações de negócios e na vida profissional, a reconhecer todas as ocupações úteis como dignas de respeito e a dignificar o trabalho como oportunidade para servir a sociedade.

Em suma, a ideia dos Serviços Profissionais é de que nossos trabalhos propriamente ditos são maneiras de servir a sociedade. Seja quando atendemos clientes, ensinamos alunos ou tratamos de pacientes, seja quando estamos envolvidos com o comércio, pesquisas, mídia, ou em qualquer um dos inúmeros outros campos, temos orgulho de trabalhar com competência e integridade. Cada ocupação atende a uma necessidade, e ao fazer nosso trabalho bem, contribuímos com nossas comunidades e nossa sociedade.

O papel dos Serviços Profissionais no clube é importante, ainda que nem sempre seja proeminente. Ao prezarmos por elevados padrões individuais, ganhamos reputação coletiva. Ao valorizarmos todas as profissões igualmente e mantermos um sistema de classificação em nossos clubes, garantimos que eles reflitam nossas comunidades — e que possam atendê-las bem. Um Rotary Club em que todos fossem advogados não seria capaz de chegar perto da capacidade de um onde também haja professores, engenheiros, empresários e dentistas. No Rotary, nossa diversidade é nossa força. Essa diversidade é uma vantagem não só para nossos serviços, mas também para nossos companheiros: ela nos dá a todos uma valiosa maneira de encontrar conexões e oportunidades que nos ajudam em nossas carreiras.

Esse aspecto do quadro associativo é tão antigo quanto o Rotary. O próprio Paul Harris escreveu muitas vezes sobre as vantagens de ser associado ao Rotary. Ele acreditava, assim como eu, que ser rotariano significa que alguém possui certo conjunto de valores que o tornam uma boa pessoa com quem se fazer negócios. Hoje, com o mundo mais conectado do que nunca, ser rotariano é uma honra que devemos ter orgulho de compartilhar.

* O autor é Ron D. Burton, presidente 2013-14 do Rotary International.

Fonte: http://www.brasilrotario.com.br/?p=showColuna&id=1452

Nenhum comentário:

Postar um comentário