sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Rotarianos de Sarandi/Pr celebram neste sábado 108 anos do Rotary Internacional…

O dia 23 de fevereiro tem um significado especial para integrantes do Rotary Club Internacional. Neste dia é comemorado o aniversário da instituição centenária, que alcança a marca de 108 anos de plena atividade em 2013. A data também é lembrada como Dia Mundial do Rotariano e recebe ações em todo o mundo.

Pautado no companheirismo e na prestação de serviço, o Rotary Club conta com associados que têm em comum a filosofia rotária, sintetizada no lema universal da instituição: “dar de si antes de pensar em si”. Os valores são difundidos por meio de programas e ações planejados por clubes de todo o mundo.

Em Sarandi, Paraná, a responsabilidade de representar a instituição internacional é do Rotary Club de Sarandi – Renascer, re-fundado em 2011. O diretor de imagem pública do Rotary de Sarandi/Pr, Edilson Cândido, lembra que as ações do grupo têm sido de grande valia para o município por exercer um trabalho humanitário importante nos bairros e também em comunidades carentes.

Um exemplo das contribuições está no processo de realização de campanhas contra a dengue e Semana do Trânsito em parceria com o poder público de nossa cidade, além de outras ações sócio-humanitária com as instituições filantrópicas locais..

“É importante frisar que o engrandecimento do Rotary não se deve a um ou outro integrante, mas a todos que já passaram pela instituição. Por isso, neste dia, prestamos nossa homenagem aos 108 anos da fundação do Rotary Internacional e também a todos os abnegados e prestativos companheiros que contribuíram e que contribuem com o Rotary Club de Sarandi – Renascer”, ressalta.

Fundação

O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, nos Estados Unidos, em 1905. O advogado Paul Percy Harris, fundador da instituição junto com mais três amigos, buscava reunir comerciantes, profissionais liberais e homens de negócios em um clube que pudesse transformar relacionamentos profissionais em amizades pessoais. O nome Rotary em inglês significa "em rodízio" e surgiu porque as primeiras reuniões eram feitas cada semana no local de trabalho de um integrante diferente.

Apesar da origem norte-americana, a instituição se multiplicou pelo mundo e já proporcionou avanços na área econômica, social e humanitária em diversas partes do mundo. A instituição está presente em 220 países e tem mais de 1,3 milhão de associados. “O Rotary deixou de ser aquele grupo local reunido em Chicago, para mútua ajuda, para se expandir em uma organização de visão internacional e nobreza de fins”, avalia o diretor do Rotary Club de Sarandi – Renascer.

Fonte: Rotary Club de Sarandi – Renascer

Nenhum comentário:

Postar um comentário