sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rotary pretende diminuir analfabetismo

No próximo dia 1º, será lançado o programa Campo Mourão alfabetizado, uma promoção dos cinco clubes do Rotary da cidade. Segundo a estimativa do clube de serviços, existem cerca de cinco mil analfabetos declarados no município. Além deles, existem os chamados analfabetos funcionais.

 

Cesar Dallabrida, Victor Jorge, João Ernesto, Maria Cecília, Dirce Azuma, Carlos Naves

“É um desafio grande estar atrás de analfabetos da cidade. São muitos”, explica Dirce Azuma, orientadora do setor 4630. Em 2004, o Governo Federal lançou o programa Brasil Alfabetizado e logo depois, o Governo do Estado criou o Paraná alfabetizado. Podem participar jovens acima de 15 anos, adultos e idosos que queiram aprender a ler e escrever. Os alfabetizadores serão contratados pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) e será mantido pelo Rotary.

O dia do agito, organizado para acontecer neste sábado (1º), em frente à Galeria Antares, servirá como um chamamento público. “Quando aconteceu o chamamento do Paraná Alfabetizado, em 2007, houve o maior número de alunos inscritos. Chegamos a conclusão de que havia a necessidade de uma ação de divulgação”, explica Dirce antes de ressaltar que neste dia, o único objetivo é interagir com a comunidade.

“O Rotary está preocupado com a situação de Campo Mourão e vai por essa luta assim como estivemos empenhados para erradicar a poliomielite”, acrescenta.

Fonte: Tribuna do Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário