terça-feira, 27 de setembro de 2011

COMPREENDA O QUE É…Cargos, Comissões e Subcomissões de um Clube Rotário.

As comissões e subcomissões de clube têm o encargo de trabalhar em prol do alcance das metas anuais e de longo prazo definidas. O presidente eleito, o presidente e o último ex-presidente do clube devem colaborar para assegurar a continuidade administrativa. Para garantir a continuidade dos trabalhos, os membros das comissões devem exercer, quando possível, mandatos de três anos consecutivos. O presidente eleito é responsável por nomear os membros e o presidente das comissões e por conduzir as reuniões de planejamento antes do ano de seu mandato. Recomenda-se que os presidentes de comissão tenham experiência prévia como membros de comissão. Os seguintes cargos, comissões e subcomissões permanentes deverão ser formados:

Secretária

1º Secretario:

2º Secretario:

3º Secretario:

Objetivos: O secretário é responsável por grande parte das atividades administrativas diárias do clube. De acordo com o regimento interno recomendado para o clube, caberá ao secretário:

a) Planejar a programação das reuniões semanais para todo o ano;

b) Manter os registros referentes ao quadro social; c) Registrar o número de sócios presentes nas reuniões;

d) Enviar comunicados sobre reuniões do clube, do conselho diretor e das comissões;

e) Lavrar e arquivar as atas das reuniões;

f) Pagar as taxas e quotas devidas e preparar e enviar os relatórios semestrais de sócios exigidos pelo Rotary International, em 1º de julho e 1º de janeiro;

g) Comunicar ao secretário geral do RI mudanças relativas a novos sócios, baixas ou quaisquer outras que digam respeito ao quadro social;

h) Encaminhar mensalmente ao governador de distrito informações sobre frequência e situação do quadro social dentro de 15 dias após a última reunião do mês;

I) Recolher e enviar o dinheiro arrecadado relativo às assinaturas da revista rotária regional.

j) Trabalhar junto com seu sucessor para assegurar uma transição tranqüila ao novo ano rotário e,

k) Executar todas as tarefas ordinariamente atribuídas à secretaria.

As responsabilidades do secretário são administrativas, mas lhe dão a vantagem de poder estar a par da situação do clube. Por exemplo, devido ao fato de manter os registros de freqüência, poderá ser o primeiro a notar uma tendência preocupante. Para orientar os sócios sobre como auxiliar no alcance de metas, o presidente deve manter-se atualizado sobre os dados e tendências monitorados pelo secretário.

Metas:__________________________________________________________

Tesouraria

1º Tesoureiro:

2º Tesoureiro:

3º Tesoureiro:

Objetivos: Gerenciamento financeiro requer administração responsável das finanças do clube. O presidente de clube deve manter-se constantemente informado sobre a condição financeira do clube, bem como supervisionar as atividades relacionadas aos projetos de prestação de serviços, entre elas uso de verbas, transações financeiras e elaboração de relatórios. Encontros regulares com o tesoureiro garantem que medidas corretivas sejam adotadas para que o clube permaneça financeiramente viável. O tesoureiro administra transações financeiras, manutenção dos registros financeiros e elaboração do orçamento do clube. De acordo com o regimento interno recomendado para o clube, o tesoureiro é responsável por:

a) Manter custódia das verbas do clube;

b) Prestar contas, no fim do ano, de todos os fundos do clube, dos livros contábeis e de qualquer outra propriedade do clube ao conselho diretor, tesoureiro entrante ou ao presidente;

c) Trabalhar junto com seu sucessor para assegurar uma transição tranqüila ao novo ano rotário e,

d) Executar todas as tarefas ordinariamente atribuídas à tesouraria.

Metas:__________________________________________________________

Protocolo

1º Diretor de Protocolo:

2º Diretor de Protocolo:

3º Diretor de Protocolo:

Objetivos: Para que as reuniões semanais sejam eficazes, o diretor de protocolo coordena o andamento do encontro e evita interrupções desnecessárias. O diretor de protocolo está encarregado de:

a) Providenciar para que as reuniões do clube sejam organizadas e eficazes;

b) Estar sempre alerta para evitar qualquer situação que possa ferir a dignidade ou o prestígio do clube.

Metas:__________________________________________________________

Comissão de Administração

Presidente:

Objetivos: Realizará atividades que conduzem à operação eficaz do clube. Essa comissão estará em última instância sob a supervisão do conselho diretor, o qual, por sua vez, é liderado pelo presidente do clube. Cabe à equipe de líderes, especialmente a comissão de administração, auxiliar o presidente no cumprimento de tarefas administrativas de modo a maximizar a operacionalidade do clube; Assegurará que a administração do clube seja eficaz e fará todo o esforço necessário para que isso aconteça.

O presidente de clube é responsável por liderar tal empenho, enquanto que a comissão de administração do clube, a qual deve estar entre as cinco principais comissões do clube, se encarrega de tarefas específicas. O Rotary Club tem a liberdade de alterar seu regimento interno de modo a refletir as responsabilidades da comissão, e pode adicionar subcomissões se necessário.

A comissão de administração do clube deverá contribuir ao alcance das metas do clube. O presidente da comissão, indicado pelo presidente, deve integrar a equipe de líderes do clube.

Metas:__________________________________________________________

Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social

Presidente:

Objetivos: Desenvolverá e implementará um plano abrangente para recrutamento e retenção de sócios. Entenderá que para ser eficaz o clube depende de seus sócios. A habilidade de servir à comunidade, apoiar a Fundação Rotária e formar líderes capazes de servir distrital e internacionalmente estará diretamente relacionada à composição e tamanho do quadro social do clube. A equipe de líderes e os sócios do clube ajudarão no cumprimento das responsabilidades ligadas à referida área. O plano de ação pertinente do clube abrigará estratégias de recrutamento e retenção de sócios, bem como fundação de novos clubes. Colaborará na elaboração de um plano de ação para execução de iniciativas de desenvolvimento do quadro social. Avaliará a situação atual do clube quanto ao desenvolvimento do quadro social utilizando as Diretrizes para Aumentar a Eficácia do Club como guia, e analisará as metas de longo prazo do clube referentes ao desenvolvimento do quadro social. Estabelecerá as metas anuais de desenvolvimento do quadro social do clube, em apoio às metas de longo prazo, usando as Diretrizes para Aumentar a Eficácia do Clube. Promoverá atividades de clube para orientação e treinamento de sócios, as quais incluem:

a) Orientação de sócios potenciais;

b) Orientação de novos sócios e,

c) Educação continuada.

Buscará oportunidades para fundar novos clubes na área.

Metas:__________________________________________________________

Comissão de Projetos de Prestação de Serviços

Presidente:

Objetivos: Planejará e conduzirá projetos educacionais, humanitários e profissionais para atender às necessidades da comunidade local e de outros países. Essa comissão colaborará no desenvolvimento de um plano de ação para alcance das metas do clube. Avaliará a situação atual do clube quanto aos projetos de prestação de serviços utilizando as Diretrizes para Aumentar a Eficácia do Clube. Estabelecerá metas utilizando as Diretrizes para Aumentar a Eficácia do Clube. Assegurará que a comissão formada respeite os elementos básicos para a condução de projetos de prestação de serviços eficazes que são: a) Levantamento das necessidades; b) Planejamento e execução e, c) Avaliação. Os membros indicados para integrá-la deverão ser rotarianos atuantes e envolvidos na comunidade. O lema principal do Rotary é “Dar de Si Antes de Pensar em Si”. Todo rotariano é responsável por encontrar maneiras de aprimorar a qualidade de vida na comunidade e em todo o mundo através da prestação de serviços. Por meio de cuidadoso processo de seleção, planejamento e avaliação o clube implementará projetos bem-sucedidos com esta finalidade. Todo projeto eficaz de prestação de serviços deverá:

a) possuir metas específicas, com resultados mensuráveis;

b) ter objetivos realistas e alcançáveis;

c) ser voltado às necessidades identificadas;

d) aproveitar os talentos dos beneficiados;

e) Reconhecer as contribuições dos participantes como sendo importantes;

f) Utilizar eficazmente os recursos disponíveis e,

g) Formar rede de contatos para futuras colaborações.

Comissão da Fundação Rotária

Presidente:

Objetivos: Criará e implementará planos para conseguir apoio à Fundação Rotária através de contribuições financeiras e participação em seus programas. Essa comissão apoiará os esforços do Rotary International no cumprimento do Objetivo do Rotary e na busca da paz e compreensão mundial por intermédio de programas humanitários, educacionais e culturais, nacionais e internacionais. Aproveitará o fato de que a Fundação Rotária oferece aos clubes oportunidades de compartilhar e contribuir a programas que causam significativo impacto na vida de pessoas ao redor do mundo e participará em atividades da Fundação que ajudará a atrair e manter os sócios no quadro social. Quanto mais diretamente os rotarianos participam, mais se sentem inspirados a contribuir à entidade.

Os programas da Fundação Rotária dependem de doações voluntárias de rotarianos e de outros indivíduos que compartilham a visão de construir um mundo melhor. A Comissão avaliará o atual envolvimento do clube nos programas da Fundação utilizando as Diretrizes para Aumentar a Eficácia do Clube. Estabelecerá as metas de contribuições financeiras do clube à Fundação Rotária e de participação nos programas da entidade utilizando as Diretrizes para Aumentar a Eficácia do Clube e as Metas do Clube quanto a Captação de Recursos à Fundação Rotária. Assegurará o progresso feito em direção ao alcance das metas da Fundação, para tanto, utilizará as seguintes estratégias como incentivo aos sócios:

a) Conduzirá reuniões semanais que tratem dos programas da Fundação Rotária no mínimo duas vezes por ano;

b) Apresentará, em reuniões, ex-participantes de programas ou voluntários que queiram relatar suas experiências com a entidade;

c) Incentivará os sócios do clube a se envolver nos programas da Fundação por intermédio dos programas educacionais e de Subsídios Humanitários;

d) Solicitará aos sócios do clube que contribuam à Fundação, especialmente aos que nunca fizeram uma doação;

e) Homenageará aqueles que contribuírem e se envolverem em programas da Fundação Rotária. e,

f) Colaborará com a comissão da Fundação Rotária para garantir a correta administração dos fundos da entidade.

Nomeará para membros da comissão rotarianos que sejam comunicativos, possuam experiência internacional e tenham atuado como voluntários na comunidade ou no exterior, lembrando que ex-participantes de programas também são excelentes candidatos.

Comissão de Relações Públicas

Presidente:

Objetivos: Desenvolverá e executará planos para divulgar ao público informações sobre o Rotary e promoverá e divulgará as atividades e projetos de prestação de serviços.

Metas:__________________________________________________________

Subcomissão de Classificações

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão fará, assim que possível, mas até 31 de agosto de cada ano, o mais tardar, um levantamento das classificações na comunidade; utilizará os dados assim compilados para produzir uma lista de classificações preenchidas e vagas de acordo com o princípio das classificações; revisará, quando necessário, as classificações existentes representadas no clube; e consultará o conselho diretor a respeito de todos os problemas relativos a classificações.

Metas:__________________________________________________________

Subcomissão de Desenvolvimento do Quadro Social

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão revisará continuamente a lista de classificações preenchidas e vagas e tomará providências para apresentar ao conselho diretor os nomes de pessoas qualificadas para preencherem as classificações vagas.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Admissão de Sócio

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão examinará todas as propostas para sócios sob o ponto de vista pessoal, investigará minuciosamente o caráter, o conceito profissional, social e cívico e as condições gerais de elegibilidade de todas as pessoas para o quadro social e comunicará suas conclusões sobre todos os pedidos ao conselho diretor.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Informação Rotária

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão informará os sócios em potencial a respeito dos privilégios e responsabilidades dos sócios de um Rotary Club; manterá os sócios informados sobre a história, objetivo e atividades do Rotary em todos os níveis; e supervisionará a orientação oferecida a novos sócios durante seu primeiro ano de filiação ao clube.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Frequência

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão buscará meios de estimular o comparecimento a todas as reuniões rotárias, inclusive o comparecimento de todos os sócios às conferências distritais, reuniões interclubes, conferências regionais e convenções internacionais. Esta comissão estimulará, principalmente, o comparecimento às reuniões ordinárias deste clube ou às reuniões ordinárias de outros clubes quando os sócios não puderem comparecer às reuniões deste clube; manterá todos os sócios informados a respeito dos requisitos de frequência; promoverá incentivos para conseguir boa frequência e procurará identificar e eliminar causas que possam contribuir para uma frequência não satisfatória.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Revista

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão estimulará o interesse na leitura da BRASIL ROTÁRIO; promoverá o mês da revista; providenciará breves apreciações mensais da revista nas programações ordinárias do clube; estimulará o uso da revista durante o período inicial do novo sócio; brindará oradores não-rotarianos com um exemplar da revista; distribuirá assinaturas a bibliotecas, hospitais, escolas e salões de leitura; enviará tópicos noticiosos e fotografias ao redator e de outras maneiras se esforçará para que a revista seja útil aos sócios do clube e a não-rotarianos.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Programas

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão organizará e providenciará as programações para as reuniões ordinárias e extraordinárias do clube.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Atividades de Companheirismo

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão promoverá o conhecimento mútuo e amizade entre os sócios, fomentará a participação dos sócios em atividades recreativas e sociais do Rotary, elaborará o regulamento e promoverá competições esportivas entre os sócios, organizará equipes que representarão o clube e executará trabalhos em prol do objetivo geral do clube, que lhe possam ser atribuídos pelo presidente ou pelo conselho diretor.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão Relações Públicas

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão organizará e levará adiante os planos para (1) comunicar ao público em geral informações sobre Rotary, sua história, objetivo e alcance; e (2) assegurar publicidade adequada para o clube em particular.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Orientação Profissional

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão desenvolverá projetos utilizados a experiência dos sócios para orientar jovens à procura de empregos; implementará ou apoiará cursos profissionalizantes para pessoas sem qualificações suficientes para ingressar no mercado de trabalho e para deficientes; organizará programas de orientação vocacional em escolas, a fim de ajudar os estudantes a fazer boas escolhas profissionais; promoverá o treinamento de adultos em novas ocupações quando suas funções anteriores tornarem-se obsoletas devido a novas tecnologias ou quando retornarem ao mundo profissional após criar seus filhos.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Conscientização Profissional

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão organizará e levará adiante os planos que orientarão e ajudarão os sócios deste clube a desempenharem as responsabilidades decorrentes de suas relações profissionais e atinentes ao aperfeiçoamento dos padrões gerais seguidos na prática das respectivas profissões.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Apoio Profissional

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão desenvolverá projetos com o objetivo de estabelecer novas oportunidades de emprego na comunidade. Apoiará projetos que ajudem aposentados a continuar produtivos através de ocupações voluntárias e trabalhos de meio expediente; Implementará programas de prevenção e combate ao analfabetismo, e ao uso de drogas e álcool no local de trabalho; Implementará projetos para promover relações positivas entre empregados e empregadores no local de trabalho; Apoiará atividades que promovam a divulgação e aplicação da Prova Quádrupla na comunidade; divulgará aos sócios a “Declaração para Executivos e Profissionais Rotarianos”, estimulando-os a promover e adotar altos padrões éticos em suas profissões.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Reconhecimento Profissional

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão prestará reconhecimento àqueles que alcancem excelência em seu campo profissional; prestará reconhecimento àqueles que exemplifiquem altos padrões de ética em sua vida profissional.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Voluntários do Rotary

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão identificará projetos que necessitem de voluntários; trocará idéias sobre oportunidades para trabalhos voluntários de rotarianos e não-rotarianos com outras comissões de clube, como a de Serviços à Comunidade e de Serviços à Comunidade Mundial; elaborará um diretório para serviços voluntários dentro do clube; informará sobre projetos que estejam recebendo ou precisando do apoio de voluntários; apontará voluntários de destaque aos governadores de distrito ou ao presidente da comissão distrital de Serviços Profissionais, para que recebam um certificado de Honra ao Mérito a Voluntário do Rotary.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Desenvolvimento Humano

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão desenvolverá e implementará planos que orientarão e ajudarão os sócios deste clube a lidar, na respectiva comunidade, com o bem-estar de todos os habitantes no decorrer de toda a sua vida, e providenciará assistência e apoio aos necessitados.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Desenvolvimento Comunitário - NRDC

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão desenvolverá e implementará planos que orientarão e ajudarão os sócios deste clube no trabalho de melhorar o padrão de vida da comunidade, por meio da melhoria das condições físicas e de suas instituições.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Proteção ao Meio Ambiente

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão desenvolverá e implementará planos que orientarão e ajudarão os sócios deste clube a monitorar e melhorar a qualidade do meio ambiente da comunidade.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Parceiros no Servir

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão desenvolverá e implementará planos que orientarão e ajudarão os sócios deste clube no estabelecimento de relações com outras organizações patrocinadas pelo Rotary atuantes na comunidade, colaborando com estas na prestação de serviços.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Projetos Internacionais Pró-Juventude

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão participará do programa de Intercâmbio de jovens do RI, que organiza para que jovens de outros países vivam e estudem em Maringá e para que jovens maringaenses façam o mesmo em clubes do exterior; oferecerá hospitalidade a estudantes estrangeiros que já estejam matriculados em escolas locais.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Fundação Rotária

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão incentivará participação ativa nos programas da Fundação; incentivará apoio financeiro à Fundação Rotária; divulgará interna e externamente ao clube os trabalhos da Fundação.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Pólio Plus

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão patrocinará campanha de imunização contra a pólio para as crianças da comunidade local; apoiará um projeto dos Parceiros Pólio Plus; elaborará uma programação de reunião semanal em que seja dada ênfase ao Pólio Plus; informará regularmente aos sócios sobre o status dos esforços de erradicação global da poliomielite.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Serviços à Comunidade Mundial

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão oferecerá informações a rotarianos sobre projetos de Serviços à Comunidade Mundial e sobre programas e recursos disponíveis através do Rotary International e sua Fundação; identificará oportunidades para estabelecer parcerias com clubes de outros países para a prestação de Serviços à Comunidade Mundial; promoverá o Mês da Compreensão Mundial (fevereiro) e o Dia da Paz e Compreensão Mundial (23 de fevereiro), através de patrocínio a um projeto de Serviços à Comunidade Mundial. Divulgará amplamente os programas do Rotary sobre os seus serviços à comunidade mundial.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Grupos Profissionais e Recreativos

Presidente:

Membros:

Objetivos: está comissão promoverá atividades de companheirismo entre os rotarianos através de programas e projetos de clube, em coordenação com as comissões de prestação de serviços; incentivará os sócios a organizar novos grupos de companheirismo ou a unir-se a grupos já existentes; comemorará o mês dos Grupos Profissionais e Recreativos do Rotary, em junho, dando ênfase ao assunto durante atividades do clube.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Intercâmbio de Jovens

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão administrará o programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International, que estabelece as condições e organiza para que jovens de outros países vivam e estudem em Maringá e para que jovens maringaenses façam o mesmo em clubes do exterior; supervisionará a hospedagem e atividades dos estudantes estrangeiros recebidos no clube.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Boletim do Clube

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão editará mensalmente o boletim do clube, com matérias de preferência dos próprios companheiros, bem como publicar notícias sobre o clube, seus sócios e os programas do Rotary em âmbito nacional e internacional.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Serviços Internos

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão promoverá semanalmente, sem que onere o valor de contribuição mensal, um cardápio bastante variado, de boa qualidade, fazendo com que as refeições, em todas as reuniões, sejam agradáveis e simples; organizará as festivas, contratará espetáculos e conjuntos musicais, nomeará comissões auxiliares pelas quais será responsável; exercerá outras funções inerentes à comissão.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Serviços à Comunidade

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão executará, pesquisará, preparará e lançará novos projetos e acompanhará aqueles em andamento e os novos projetos, visando o bem estar e a melhoria da comunidade através de programas voltados aos centros comunitários, postos de saúde, bibliotecas, parques e locais de recreação, instalações públicas, saneamento básico, escolas profissionalizantes, revitalizações urbanas e rurais, equipamentos e instalações de segurança e melhorias das condições da infra-estrutura.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Serviços Internacionais

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão comemorará o mês da “Compreensão Mundial” em fevereiro, com um programa dedicado ao tema, numa das reuniões, com ampla divulgação da mesma, bem como o “Dia da Paz e da Compreensão Mundial” que ocorrerá no dia 23 de fevereiro de cada ano rotário.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais e a Família

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão promoverá palestra sobre o tema procurando conscientizar todos da necessidade de se apoiar as iniciativas que tenham o objetivo de amenizar as dificuldades encontradas pelos portadores de necessidades especiais. Incentivará programas voltados à melhoria das condições da infra-estrutura pública disponibilizada aos portadores de necessidades especiais.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Intercâmbio da Amizade

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão promoverá atividades de companheirismo com os rotarianos de outros do próprio Distrito ou de outros Distritos Rotários, através de programas e projetos de clube, em coordenação com as comissões de prestação de serviços; incentivará os sócios a organizar novos grupos de companheirismo ou a unir-se a grupos já existentes.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Ex-Participantes de Programa

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão incentivará a participação de Ex-Participantes de Programa em reuniões do clube dando a essas pessoas uma oportunidade para reatar laços com o Rotary, informar-se sobre oportunidades de prestação de serviços e comemorar as realizações dos ex-bolsistas da Fundação. Dar-lhes conhecimento de que existe uma associação de ex-participantes de programas da Fundação, que visa fazer com que os ex-bolsistas mantenham-se em contato com o Rotary. Todos os ex-participantes de programas são membros da rede.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Doação Anual

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão incentivará os sócios a contribuir anualmente à Fundação Rotária, nos seus vários programas de ação, dando destaque à participação dos sócios do clube nesses programas da Fundação Rotária e às contribuições financeiras feitas à entidade por esses sócios.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Subsídios

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão incentivará a elaboração e a execução de projetos por meios dos programas de subsídios que oferece auxílio aos Rotary Clubs,bem como aos distritos para implementação de projetos humanitários. Os seguintes tipos de subsídio são oferecidos para atender a diferentes necessidades e opções de financiamento: a) Subsídios Equivalentes; b) Subsídios Distritais Simplificados; c) Subsídios “Saúde, Fome e Humanidade” (3-H) e, d) Subsídios para Serviços Voluntários.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Intercâmbio de Grupo de Estudos

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão administrará o programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos da Fundação Rotária, que estabelece as condições e organiza para que profissionais de outros países visitem e troquem experiências profissionais com o mercado de Maringá e região, durante um mês, e para que profissionais maringaenses façam o mesmo em clubes do exterior; supervisionará a hospedagem e atividades dos profissionais estrangeiros recebidos no clube.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Bolsas Educacionais

Presidente:

Membros:

Objetivos: O objetivo das bolsas educacionais é promover a compreensão e a boa vontade internacional por intermédio de estudos no exterior. Esta comissão administrará o programa de Bolsas Educacionais da Fundação Rotária, que estabelece as condições e organiza para que estudantes, educadores e profissionais tenham a chance de conhecer novas culturas e de criar relacionamentos duradouros com pessoas de outros países, oferecendo oportunidades para que os participantes aprendam sobre as necessidades das comunidades local e internacional e passam a conhecer as oportunidades que o Rotary oferece para saná-las promovendo, dessa forma, a compreensão mundial.

Metas:________________________________________________________________

Subcomissão de Fundo Permanente

Presidente:

Membros:

Objetivos: Esta comissão incentivará a doação ao Fundo Permanente que é o fundo de dotações do Rotary International. O capital principal, desse fundo, nunca é despendido e somente os rendimentos são direcionados a programas da Fundação Rotária. As doações ao fundo podem ser feitas em dinheiro, valores mobiliários, legados ou acordos de renda vitalícia.

.

Metas:________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário