segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

John Hewko anuncia as cinco prioridades para fortalecer o Rotary

Uma série de importantes iniciativas, que ajudarão os funcionários e a Secretaria do Rotary International a serem mais eficazes, eficientes e úteis para clubes e distritos, serão implementadas.

Durante a quinta sessão plenária da Assembleia Internacional, evento anual de treinamento para governadores eleitos, o secretário-geral do RI, John Hewko, anunciou as cinco prioridades para o fortalecimento da organização, que segundo ele, colocarão o Rotary na mellhor posição possível no início de seu segundo século. (Assista ao vídeo do discurso)

“O Rotary é uma organização com uma história incrível, e não resta dúvida de que seus melhores anos ainda estão por vir. O sucesso dessas cinco prioridades irá reforçar nossa organização e terá um impacto significativo e positivo para clubes e rotarianos”, disse John.

Erradicação da Pólio

Ele disse que a primeira prioridade não será surpresa para ninguém, pois tem sido a iniciativa global do Rotary desde 1985: a erradicação da pólio. A primeira razão é para salvar milhões de crianças desta terrível doença. A segunda é econômica: a erradicação da doença significa uma economia mundial de US$40 a 50 milhões em custos de saúde que poderiam ser usados nos próximos 20 anos.

Uma campanha sólida de imagem pública está sendo desenvolvida para mostrar o trabalho do Rotary na erradicação dessa doença.

“Nosso sucesso na erradicação da pólio definirá o cenário para a próxima iniciativa global que o Rotary escolherá, independente de qual for.”

Visão de Futuro

A segunda prioridade é a operacionalização do novo Plano Estratégico do RI e o lançamento do Plano Visão de Futuro, o novo modelo de outorga de subsídios da Fundação Rotária. Ele disse que depois da poliomielite, essa é a iniciativa mais importante da organização, e será importante ter o apoio de líderes distritais para o sucesso dessa iniciativa.

“A implementação bem sucedida do Plano vai incentivar a realização de projetos e atividades nas seis áreas de enfoque, projetos e atividades esses que serão melhor desenvolvidos, sustentáveis e flexíveis, com todas as chances para gerar maior impacto. Isto irá projetar o Rotary de maneira muito positiva, aumentando nossa reputação e imagem pública, e atraindo fontes de financiamento externas. O Visão de Futuro trará benefícios positivos e tangíveis para clubes e distritos.”  

Rotary Club Central

A terceira prioridade é o Rotary Club Central, um recurso on-line que ajudará os clubes a manter uma memória institucional de suas atividades passadas; estabelecer e monitorar suas metas e iniciativas estratégicas, e facilitar o registro do impacto global e coletivo das atividades realizadas pelo clubes, distritos e zonas. 

“Podemos determinar que a Fundação financia aproximadamente US$100 milhões por ano, excluindo a pólio, mas não temos nem ideia do valor total dos fundos arrecadados pelos clubes, contribuições em espécie e horas de trabalho voluntário investidos em projetos humanitários. Possuir um valor exato também melhoraria nossa reputação, ajudando o quadro associativo e aumentando nossa atratividade perante possíveis parceiros estratégicos.”

Quadro Associativo

A quarta prioridade é o quadro associativo, incluindo fazer com que o Rotary seja mais atrativo e relevante aos jovens. O Conselho Diretor do RI lançou uma iniciativa para elaborar planos de três anos para o desenvolvimento do quadro associativo conforme as necessidades e problemas específicos de cada região. Esta prioridade também incluirá melhorar a funcionalidade e a facilidade do uso do site, aumentando o uso das redes sociais, expandindo os e-clubes e dando aos clubes maior flexibilidade nos requisitos de comparecimento a reuniões.

O Conselho Diretor está trabalhando com uma agência internacional com vasta experiência, que irá nos ajudar a pesquisar, desenvolver e implementar uma estratégia de revitalização da nossa Marca, quadro associativo, nossos pontos fortes, valores competitivos e nossa filosofia operacional.

“Eu acredito que esse processo fará mais do que revitalizar a Marca, ele revitalizará o Rotary, fazendo com que ele seja reconhecido pelo trabalho que realiza. E não se assustem nem duvidem, pois esta organização é capaz de coisas incríveis”, acrescentou.  

Assistência Humanitária

A quinta prioridade é colocar o Rotary entre os primeiros do mundo em assistência humanitária e desenvolvimento global.

“O Rotary, uma rede de 1,2 milhão de associados engajados e motivados, profissionais e empresários de destaque em suas comunidades, é uma força singular do setor privado.” 

“Prometo que vou investir toda minha energia e garantir que a chama do Rotary fique ainda mais brilhante, para que continuemos trabalhando juntos para tornar o mundo um lugar melhor, para nossas famílias e amigos, para nossas comunidades e países, e para as futuras gerações,” finalizou John Hewko.

Para mais informações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário