quinta-feira, 7 de julho de 2011

Paranavaí: Estudantes realizam 800 atendimentos no Rotary em Ação

Estudantes do curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, viajaram até Nova Londrina/PR para participar do ‘Rotary em Ação’ (em 21/5). Realizado na Praça dos Pioneiros pela Farmácia Yara, Rotary e Secretaria Municipal de Saúde, o evento visou proporcionar à comunidade o acesso a exames gratuitos de glicemia, aferição da pressão arterial, além de ensinamentos sobre saúde e bem-estar.

O curso participou a convite da ex-aluna da graduação, Júlia Mariko Suzuki. As atividades realizadas foram importantes para os graduandos, que experimentaram um pouco da profissão, realizando mais de 800 atendimentos. Verificação de pressão arterial, testes de glicemia capilar, orientação sobre uso correto de medicamentos e orientações farmacêuticas fizeram parte das ações ofertadas.

Além de realizarem os procedimentos de sua área, os estudantes ainda colaboraram com a campanha do agasalho, lançada pelo Rotary Club de Nova Londrina em parceria com a Sociedade São Vicente de Paulo, recebendo as doações. “Foram arrecadados dezenas de peças”, informa o coordenador do curso, Geraldo Emilio Vicentini.

“O convite surgiu do conhecimento e do prazer que tive em participar dos projetos da Unipar, pois sei o quanto é importante o contato direto dos alunos com a população. Visto também que a nossa população é carente de recursos e o SUS pouco pode fazer para atender essas pessoas, principalmente em se tratando de prevenção; resolvi, então, doar um pouco de mim ajudando a promover esta ação social. Acho que se todo mundo fizer um pouquinho, tudo tende a melhorar”, declara Júlia Suzuki.

A farmacêutica Júlia Suzuki, que participou na organização do evento, diz também que as atividades desenvolvidas pela Unipar foram bem aceitas, pois muitos nunca haviam realizado testes de glicemia e poucos acompanham a pressão arterial: “Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, a participação dos professores e alunos da Unipar que viabilizaram a promoção deste evento, ao Rotary pela execução e apoio e à Secretaria da Saúde de Nova Londrina pela imensa contribuição para o bem-estar social e à população pelo crédito recebido”.

“São iniciativas deste teor que fazem com que os rotarianos se dediquem, cada vez mais, ao trabalho comunitário, atendendo sempre aos pedidos de parceria ou executando por conta própria projetos voltados a melhorar a saúde e a educação dos povos”, destaca a professora do curso, Analice Zocoler.

“Os projetos de extensão ‘Viver Melhor na Feliz Idade’ e ‘Diabetes Mellitus’, coordenados pela professora Analice Zocoler e por mim, apoiaram as atividades”, explica Geraldo Vicentin. “Foram 344 testes de glicemia”, sublinha o professor, informando também que a turma de estudantes da Unipar fez verificação da pressão arterial e repassou orientação farmacêutica sobre diabetes, hipertensão e automedicação, com distribuição de material informativo. Em almoço na Casa da Amizade, os estudantes receberam do Rotary certificado de participação na ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário